Fonte: Uol Ciências e Tecnologia
sábado, 18 de janeiro de 2014
Avião a Energia Solar
O primeiro modelo de aeronave solar Impulse cruzou os Estados Unidos de uma ponta a outra neste ano. O segundo modelo de teste deve estar pronto no inicio de 2015 e ira dar uma volta ao mundo.
Os aviões já construiram para o aperfeiçoamento de diversas tecnologias inovadoras na área de energia "limpa" e renovável, independente de combustíveis fósseis.
Mais apesar disso ainda estamos longe para ter uma previsão para a aviação comercial. São bons para testes para aprimorar novas tecnologias, mais um avião desse para um ou dois tripulantes com peso máximo de até duas toneladas esta bem longe ainda de substituir um avião de passageiros como um Boeing ou Airbus, com mais de 500 toneladas e capazes de levar centenas de passageiros.
Como exemplo, as células solares na parte de cima das asas geram energia para as aeronaves precisam ser encapsuladas para proteção contra umidade tento uma substancia especial foi criada só para isso.
E para ser leve teria que ter o mínimo de metais, substituídos por fibras de carbono e plástico muito leve e resistente, alguns desses matérias são bem mais leve que os metais.
O criador desse projeto foi do explorador suíço Bertrand Picard, o outro piloto principal. Ele percorreu o mundo em um balão em 1999. E em 1884 até 1962, seu avo foi o pioneiro no uso de balões para grandes altitudes e batismos para explorar o fundo do mar.
De modo geral esse projeto pode contribuir para aumentar a eficiência e diminuir o peso das células solares e baterias elétricas, essa tecnologia vai melhorar o desempenho dos painéis solares e para uso de baterias para celulares e computadores entre outros aparelhos.
A energia solar ainda esta iniciando, um painel solar de 1m² gera em media 40 watts e 1 litro de combustível gera 250 vezes mais energia. Ai para fazer um avião pequeno seria preciso de 200 metros quadrados de células solares.
Fonte: Uol Ciências e Tecnologia